Como reduzir o risco do Investimento Imobiliário?
Há um novo seguro no mercado imobiliário português orientado para reduzir o risco do investimento. A RealSecure, em parceria com a HighDome – a seguradora do grupo MDS -, oferece aos promotores e investidores imobiliários um conjunto de soluções que permitem assegurar, por exemplo, a rentabilidade dos investimentos em imóveis.
Há pelo menos duas soluções disponíveis, uma delas passa por “garantir o valor imobiliário de aquisição pelo período de dez anos (cobertura de menos-valia em caso de venda urgente)”. Outra assegura a “proteção do rendimento no arrendamento, que permite segurar situações como rendas não pagas, custos de despejo”, referem ainda.
Para já, em Portugal a aposta está mesmo na solução de garantia do valor imobiliário, um produto que é “adquirido pelo promotor imobiliário e incluído no custo dos imóveis ou frações, representando assim uma mais-valia para o comprador, que beneficia desta segurança na aquisição ou investimento que está a realizar”, explicam na mesma entrevista. Entre as vantagens que apresenta destaca-se “uma eventual menos-valia no caso em que o proprietário seja forçado a vender o imóvel rapidamente e abaixo do preço pelo qual o adquiriu”, referem ainda.
A recetividade deste novo seguro disponibilizado aos profissionais do mercado imobiliário tem sido positiva até ao momento. Em Portugal, já existe muito interesse no produto que esperamos que se traduza numa crescente contratação. Existem entre alguns atores do setor imobiliário a opinião de que, no mercado português, os imóveis vendem-se com a facilidade, tendo dificuldade em ver a utilidade e valor acrescentado de oferecer esta proteção. No entanto, existe uma clara mais-valia que vai ser cada vez mais valorizada. Aliás, estamos convictos de que, com a sua maior divulgação, poderão ser os próprios compradores de imóveis a solicitar a inclusão desta cobertura”, explicam os profissionais.
Para o futuro, a expectativa da RealSecure não passa só por alargar a oferta em Portugal, mas também por expandir o negócio para a Suíça e para Espanha.