Imobiliário: A Resistência!
Segundo fontes da Exame, o mercado imobiliário terminou 2021 a superar expectativas. Neste segundo ano de pandemia mundial, o setor da Habitação registou valores recorde.
No que diz respeito a Investimento Imobiliário, a recuperação do mercado sentiu-se após o final do primeiro trimestre, terminando o ano com um volume de negócios um pouco superior a 2 mil milhões de euros. Apesar de ser um valor inferior comparativamente aos últimos 3 anos, o mercado mostra a sua resiliência e atratividade, representando o investimento internacional cerca de 80% da alocação de capital.
Em termos de aplicação de capital, os escritórios continuam a representar a maior quota de mercado com 40% do volume de investimento, ao passo que o retalho regista apenas 10% e as unidades hoteleiras 15%, sendo explicado através do impacto que a pandemia teve nestes setores de atividade.
Desta forma, as previsões de investimento para o ano de 2022 superam as de 2021, sendo que o ano iniciou com um conjunto de transações de grande dimensão e o pipeline é robusto.