Como começar a investir em imóveis com pouco dinheiro?
Num momento em que a maioria dos investimentos tradicionais oferece aos investidores taxas de juro praticamente nulas, muitas pessoas procuram outras alternativas. É o caso do mercado imobiliário. O facto de ser um setor mais estável, isto é, no qual habitualmente não se registam correções abruptas, e de cobrir, em regra, a inflação são motivos que levam muitas pessoas a optar por esta classe de ativos. No entanto, investir em imóveis requer não só capital, mas também um conhecimento aprofundado das dinâmicas do mercado para identificar o momento ideal de entrada no setor e o melhor timing para a realização de mais-valias.
Assim, se está interessado neste setor, mas não dispõe de muito dinheiro, aqui ficam algumas dicas para investir em imóveis.
Existem várias possibilidades de investir no imobiliário, como o investimento direto.
Este pode ser feito através da rentabilização de uma segunda habitação por exemplo. Se tiver uma segunda casa no campo ou perto da praia, que utiliza apenas para passar férias ou fins de semana, poderá rentabilizar este imóvel. A grande possibilidade é transformar em alojamento local. Dessa forma, através do arrendamento de curta duração obterá um rendimento extra com um imóvel que já tem em seu poder. Contudo, é importante que se informe sobre as obrigações legais associadas a este tipo de alojamento.
Pode também apostar na compra de uma segunda casa de forma a colocá-la a arrendar. Recorrendo ao crédito à habitação consegue mais facilmente comprar um segundo imóvel e colocá-lo no mercado de arrendamento. Dessa forma, pode utilizar o valor recebido com rendas para suportar as prestações do empréstimo à habitação e outros custos associados. Aliás, a banca já disponibiliza linhas de crédito especificamente para esta finalidade.
Outras alternativas são ainda os fundos de investimento imobiliário. Apostar em fundos de investimento imobiliários é outra opção para quem pretende investir em imobiliário e não tem todo esse dinheiro disponível. Estes fundos reúnem as poupanças de várias pessoas para investir em imobiliário de diversas tipologias.